APLICAÇÃO DA TOPOGRAFIA NA ENGENHARIA CIVIL

A aplicação da topografia para a engenharia civil se aplica em vários contextos, além de ser uma atividade que delimita a construção que será realizada. O total conhecimento, com alta precisão, da área a ser trabalhada é, sem dúvida, fundamental para que se possa pensar no anteprojeto ou na locação do projeto. Por isso é conhecida por ser o meio que estuda a superfície terrestre, contemplando suas características e formas.
Figura 01- Caldeira de Vapor – Aplicação da topografia na Construção Civil
Apenas o levantamento topográfico é capaz de nos fornecer valores de distâncias e ângulos horizontais e verticais com exatidão. Podendo caracterizar imperfeições ou planicidade do terreno que se vai inserir a construção, seja ela edificações, barragens, rodovias, redes de água e esgoto, viadutos, túneis ou pontes, por exemplo.
Por se tratar de uma abordagem teórica, os conceitos obtidos para o presente trabalho foram observados através de revisão bibliográfica, focando os conceitos da topografia que afetam diretamente a engenharia civil, bem como as suas aplicações e parâmetros que são levantados. Segundo Borges (2013), dentro da engenharia civil a topografia se destaca para projetos de edificações e barragens, visando o controle da prumada, nivelamento e alinhamento da construção. Além de estudos para construção de estradas, sejam elas rodovias ou ferrovias, onde o levantamento topográfico será a base para o anteprojeto, a fim de delimitar o traçado geométrico e a distribuição de terras entre cortes e aterros por meio de um planejamento de terraplanagem.
Figura 02- Moega- Aplicação da topografia na Construção Civil
O levantamento topográfico poderá expressar informações relativas a planimetria, indicando formas, distâncias e ângulos horizontais e, a altimetria, a qual objetiva caracterizar o relevo do terreno, através das diferenças de nível medidas. A altimetria do terreno pode ser representada através de perfis topográficos e curvas de nível.

Influência de um bom Levantamento topográfico – Aplicação da Topografia

A construção de qualquer obra depende de um bom levantamento topográfico, pois este influenciará nas medidas de planejamento e execução a serem tomadas pelo responsável técnico. Falhas de nivelamento, prumada ou eixos desencontrados, como por exemplo em construção de pontes ou túneis onde é realizada a execução da obra simultaneamente em ambos os lados, em geral é decorrente de possíveis erros gerados pela má realização da topografia do terreno.
Deste modo, tendo em vista a concretização perfeita da construção é fundamental que se tenha um levantamento detalhado e o mais perfeito possível. Com base no estudo realizado, é notória a importância de se utilizar a topografia para garantir o perfeito alinhamento, enquadramento e prumada das construções da engenharia civil.
Figura 03- Pátio de Biomassa - Aplicação da topografia na Construção Civil
Figura 03- Pátio de Biomassa – Aplicação da topografia na Construção Civil
Fonte: http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/7833

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *