O arranha-céus horizontal mais alto do mundo – Projeto e Construção

O projeto de 1,12 milhões de metros quadrados consiste em oito arranha-céus, com comércio e o Conservatório, uma enorme ponte que liga seis das torres, quatro delas pelo topo e duas torres adjacentes conectadas através de pontes em balanço.

arranha-céus
Figura 01 – arranha-céus horizontal” de 300 metros de comprimento apoiado sobre quatro torres de 250 metros de altura

 

arranha-céus
Figura 03 – arranha-céus horizontal” de 300 metros de comprimento apoiado sobre quatro torres de 250 metros de altura

Arranha-céus – Deck de Observação Temático e Jardins

O centro da atração é o Conservatório horizontal, onde o espaço público é levado ao alto, com um deck de observação temático e jardins, uma piscina de borda infinita e uma área de alimentação e bebidas. 

arranha-céus
Figura 04 – arranha-céus horizontal” de 300 metros de comprimento apoiado sobre quatro torres de 250 metros de altura

Para superar a exposição do local a ventos fortes, a estrutura do Conservatório usa rolamentos elastoméricos de fricção avançados e amortecedores sísmicos nas torres. Este tipo de projeto, orientado pela flexibilidade, dissipa a energia eólica de forma mais eficaz que os métodos convencionais, o que representa um avanço na engenharia estrutural de arranha-céus.

Arranha-céus – Sua Estrutura

A estrutura de aço pesa 12 mil toneladas e é envolta em vidro e painéis de alumínio. Para erguer a enorme estrutura, ela foi dividida em nove segmentos.

Quatro são construídos no local acima das quatro torres, enquanto os três segmentos intermediários suspensos entre elas são pré-fabricados no canteiro de obras e posicionados por meio de conectores hidráulicos.

arranha-céus
Figura 05 – arranha-céus horizontal” de 300 metros de comprimento apoiado sobre quatro torres de 250 metros de altura

O projeto do Raffles City Chongqing visa a conectividade com as redes de transporte locais e as ruas da cidade. O arquiteto Moshe Safdie inspirou-se na cultura do transporte fluvial da região para criar um projeto que tenta relembrar poderosas velas na água.

O vídeo abaixo mostra a construção da Cidade de Raffles em Chongqing e o resultado final pretendido:

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/890044/moshe-safdie-estabelece-novo-recorde-com-o-arranha-ceu-horizontal-mais-alto-do-mundo

Confira também : Uma casa sustentável construída em apenas 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Um pensamento em “O arranha-céus horizontal mais alto do mundo – Projeto e Construção”