O projeto de 1,12 milhões de metros quadrados consiste em oito arranha-céus, com comércio e o Conservatório, uma enorme ponte que liga seis das torres, quatro delas pelo topo e duas torres adjacentes conectadas através de pontes em balanço.
Arranha-céus – Deck de Observação Temático e Jardins
O centro da atração é o Conservatório horizontal, onde o espaço público é levado ao alto, com um deck de observação temático e jardins, uma piscina de borda infinita e uma área de alimentação e bebidas.
Para superar a exposição do local a ventos fortes, a estrutura do Conservatório usa rolamentos elastoméricos de fricção avançados e amortecedores sísmicos nas torres. Este tipo de projeto, orientado pela flexibilidade, dissipa a energia eólica de forma mais eficaz que os métodos convencionais, o que representa um avanço na engenharia estrutural de arranha-céus.
Arranha-céus – Sua Estrutura
A estrutura de aço pesa 12 mil toneladas e é envolta em vidro e painéis de alumínio. Para erguer a enorme estrutura, ela foi dividida em nove segmentos.
Quatro são construídos no local acima das quatro torres, enquanto os três segmentos intermediários suspensos entre elas são pré-fabricados no canteiro de obras e posicionados por meio de conectores hidráulicos.
O projeto do Raffles City Chongqing visa a conectividade com as redes de transporte locais e as ruas da cidade. O arquiteto Moshe Safdie inspirou-se na cultura do transporte fluvial da região para criar um projeto que tenta relembrar poderosas velas na água.
O vídeo abaixo mostra a construção da Cidade de Raffles em Chongqing e o resultado final pretendido:
Confira também : Uma casa sustentável construída em apenas 24 horas
Um pensamento em “O arranha-céus horizontal mais alto do mundo – Projeto e Construção”