Estação total – Como funciona e pra que serve ?

Uma Estação Total resumidamente, é um equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais e horizontais e também de distâncias lineares.estação total

Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento.

Pelo tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta da estação o computador interno calcula os ângulos e distâncias armazenando os pontos em sua memória interna. Após pegar todos os pontos necessários para a medição, basta baixar os dados em um computador e desenhar o terreno ou construção aferida.

Estação Total
Figura 01- Estação Total

A diferença entre uma estação total e um teodolito é que o teodolito apenas mede os ângulos horizontais de verticais e sem guardar na memória, sendo necessário anotar em uma planilha, em contrapartida a estação total guarda os dados dentro de sua memória interna.

Estação Total – Uma explicação mais técnica

A estação total é também chamada Taqueômetro e como falamos, mas agora numa explicação mais detalhada, é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.

Funcionalidades da estação total

A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.

A informação pode ser enviada do teodolito para um computador e um software aplicativo irá gerar um mapa da área estudada. Algumas estações totais também tem uma interface de GPS que combina essas duas tecnologias para fazer uso das vantagens de ambas (GPS – assim não necessita que os pontos a serem estudados estejam na linha de visão;

Estação total Tradicional

Estação Total tradicional – medição de alta precisão especialmente no eixo vertical comparado ao GPS) e reduz as consequências das desvantagens de cada tecnologia (GPS – baixa precisão no eixo vertical e menor precisão sem longos períodos de ocupação; Estação Total – requer observações no campo de visão e deve ser feita sobre um ponto conhecido ou dentro do campo de visão de 2 ou mais pontos conhecidos).

A maioria dos instrumentos das Estações Totais medem ângulos através de scanner eletro-óptico de extrema precisão de códigos de estação totalbarra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento, mas Estações Totais de melhor qualidade são capazes de medir ângulos abaixo de 0,5″. A típica Estação Total EDM pode medir distâncias com precisão de cerca de 0,1 milímetros, mas a maioria das aplicações requer precisão de 1,0 milímetro. Essas estações totais usam um prisma de vidro como refletor para o sinal EDM, e pode medir distâncias de até quilômetros, mas alguns instrumentos não possuem refletores e podem medir distâncias de objetos que estão distintos por cor, limitando-se a poucas centenas de metros.

Alguns modelos modernos são robotizados permitindo ao operador controlar a máquina à distância via controle remoto, assim elimina a necessidade de um assistente a segurar o prisma refletor sobre o ponto a ser estudado. O próprio operador segura o refletor e controla a máquina a partir do ponto observado.

Fonte: http://sstopografia.com.br

Confira também: A importância da Topografia no acompanhamento de obras

A importância da Topografia no acompanhamento de obras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Estação total – Como funciona e pra que serve ?”